Ailton Krenak (Brasil), Aline Torres (Brasil), Andreia Duarte (Brasil), Danilo Santos de Miranda (Brasil) e Renata Tupinambá (Brasil)
Ao vivo | Plataforma TePI
26/11 • 17h00 às 18h30
Duração 90 min.
Recomendação etária: 12 anos
Ingressos: Grátis
Tradução simultânea em libras
Este debate reúne parceiros e idealizadores do TePI – Teatro e os Povos Indígenas para o lançamento da plataforma TePI, um ambiente digital que disponibilizará conteúdo nacional e internacional. Neste encontro, os participantes apresentam a plataforma e os conceitos que orientaram sua elaboração. Liderado pela diretora artística Andreia Duarte, com cocuradoria de Ailton Krenak, a plataforma também promoverá encontros entre intelectuais indígenas e não indígenas para discussão de variados temas.
Totalmente gratuita, a TePI abrigará uma mostra artística com peças teatrais, performances e “atos para cura”. Seus encontros versarão sobre assuntos como cultura, mercado de arte, ambientalismo e espiritualidade. Ao todo, cerca de 71 atividades, entre vídeos e outros conteúdos, serão lançadas no TePI entre novembro de 2021 e março de 2022.
Ailton Krenak
Filósofo e escritor, é um dos maiores líderes políticos e intelectuais contemporâneos, com atuação fundamental na luta pelos direitos indígenas e na criação de iniciativas como a União das Nações Indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta. É cocurador da plataforma TePi – Teatro e os Povos Indígenas.
Aline Torres
Bacharela em relações públicas com pós-graduação em gestão de projetos culturais, foi secretária-adjunta de Inovação e Tecnologia na cidade de São Paulo, onde atualmente atua como secretária municipal de cultura. Ativista dos movimentos negro e feminista, também é embaixadora da organização internacional Conselho Pan-Africano (Pan-African Council) no Brasil.
Andreia Duarte
Atriz, curadora e diretora artística, pesquisa o cruzamento entre o teatro e os povos indígenas como espaços de reinvenção da vida. É diretora artística da produtora Outra Margem, que realiza curadorias e produções artísticas como a plataforma digital TePI - Teatro e os Povos Indígenas.
Danilo Santos de Miranda
Danilo Santos de Miranda é gestor cultural com formação em filosofia e ciências sociais, tendo realizado estudos complementares em gestão empresarial no International Institute for Management Development (IMD), na Suíça. É organizador do livro Ética e Cultura, entre outros, e diretor do Sesc São Paulo.
Renata Tupinambá
Aratykyra – nome indígena da jornalista, poeta, artista visual, curadora e produtora Renata Tupinambá – é fundadora da Originárias Produções e cofundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio sobre os povos originários brasileiros. Há 15 anos atua na difusão das culturas indígenas e participou na curadoria de festivais como o Festival Corpos da Terra (2021), a Mostra de Etnomídia Indígena (2021), Indígenas BR 2021, Escuta Festival 2021 (IMS-RJ) e Slam Coalkan, primeiro slam indígena mundial. Faz parte do Amotara Zabelê, na Bahia.
Dia 26/11, sexta, às 17h
Plataforma TePI
Tradução simultânea em libras
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 12 anos
26/11 • 17h00 às 18h30
Duração 90 min.
Recomendação etária: 12 anos
Ingressos: Grátis
Tradução simultânea em libras