Performance, documentário e videoarte se combinam nesta obra da peruana Diana Daf Collazos, que escava os sentidos do silêncio para, partindo de si e de sua família, falar de seu país e da América Latina.
A artista interdisciplinar investiga como o corpo pode transmitir as memórias que herdou diante de sua própria mudez progressiva, consequência de ter nascido sem uma corda vocal. Ela registrou em um gravador, antes que sua voz desaparecesse, as histórias da morte de seu avô, sua avó e seu pai, e reproduz essa narração enquanto realiza no palco ações cênicas que elaboram o luto.
As narrações e performances dividem a tela com cenas filmadas em diferentes cidades do Peru, em uma peregrinação da artista que, ao recuperar a história de sua família e da migração dela, busca trazer à tona as heranças que um país cala e apaga.
Preludio, Ficciones del silencio acaba por transcender, assim, a discussão em torno de sua autoficcionalidade.
Diana Daf Collazos
Diretora audiovisual, performer e gestora cultural, a artista interdisciplinar peruana trabalha a partir do corpo como criador de memórias e realiza ações que problematizam o espaço público.
Ficha técnica
Idealização, direção e performance: Diana Daf Collazos
Produção: Diana Castro Sánchez
Assessoria dramatúrgica: Miguel Rubio Zapata
Direção de vídeos: Carlos Sánchez e Diana Daf Collazos
Diretor técnico: Igor Moreno
Som: José Carlos Valencia
Música: Erick del Aguila
Assistência geral: Josselin Urco
Participação: Martha Palomino
Produção no Brasil: Carla Estefan - Metropolitana Gestão Cultural
Dia 25/11, quinta, às 21h
YouTube @SescSP
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 14 anos
Parcerias e apoios: Ganhador do Fondo de Estímulos para la Cultura 2019, do Ministério de Cultura do Peru. Apoio do Centro Cultural de la Universidad del Pacífico; elgalpon.espacio Asociación Cultural; Bombillo, Técnica para Espectáculos Escénicos
dianadafcollazos.com
instagram.com/dianadafnis/
instagram.com/preludio_ficciones_delsilencio/