Ocupação Mirada 2021 exalta vozes das cênicas ibero-americanas e destaca teatralidade indígena

Ocupação Mirada 2021 exalta vozes das cênicas ibero-americanas e destaca teatralidade indígena

Evento sobre as artes cênicas na Ibero-América traz espetáculos, coleções especiais de obras do Sesc Digital e ações formativas que acontecerão em formato híbrido entre atividades on-line e apresentações presenciais em Santos (SP)

Sem Palavras, da companhia brasileira de teatro, abre programação de espetáculos da Ocupação – Foto Nana Moraes

A Ibero-América está em ebulição com suas agitações sociais e cenários sócio- políticos desafiadores que foram agravados pela pandemia. Discussões como a decolonialidade também ganham novos contornos e vozes. É nesse contexto que a Ocupação Mirada 2021 acontece entre os dias 24 e 28 de novembro de 2021, idealizada e organizada pelo Sesc SP. Trata-se de uma programação especialmente desenhada para esse momento entre as edições do Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, evento bienal que reúne obras da América Latina, Portugal e Espanha.

Serão espetáculos, entre estreias e obras inéditas no Brasil, que reverberam essas vozes de artistas e coletivos de artes cênicas que tiveram que se reinventar em meio ao caos, mas seguem firmes em nome da arte. Participam da Ocupação produções de Portugal, Chile, México e Peru. O formato será híbrido, entre espetáculos na cidade de Santos (SP) e dezenas de obras para o público curtir on-line.

Foto: Aurora Negra reúne autoras mulheres para tratar da presença do corpo negro na cena artística europeia.

Entre os espetáculos que poderão ser conferidos em dispositivos digitais, estão o Chega de Saudade!, d’Aquela Cia (RJ), que faz sua estreia mundial. A apresentação será gravada e transmitida pelas redes e se junta a obras premiadas do grupo que estiveram em edições do Mirada. Direto de Portugal, o espetáculo Aurora Negra reúne três autoras mulheres para tratar do lugar e da presença do corpo negro na cena artística europeia.

Já a obra Trauma, de Alexandre Dal Farra (Brasil) e Patrícia Portela (Portugal) é um ensaio dramatúrgico sobre as últimas décadas no Brasil e em Portugal. Coproduzida pelo FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Portugal) foi transformada e adaptada para o audiovisual a partir do projeto original Reconciliação. Voltado para toda a família, será exibido O Monstro da Porta da Frente, d’A Digna Coletivo Teatral. Com direção de Kiko Marques, o espetáculo faz uma discussão lúdica sobre a memória

O Monstro da Porta da Frente faz uma discussão lúdica sobre a memória – Foto: Jamil Kubruk

Uma seleção especial de espetáculos do acervo do #EmCasaComSesc também integram a Ocupação. Entre eles estão Desconscerto, com Matheus Nachtergaele; Cérebro Coração, com Mariana Lima, e Mãe Coragem, de Bete Coelho. Outras duas obras, Travessias e Reconciliação, a primeira da companhia brasileira de teatro e a segunda com direção de Alexandre Dal Farra e Patrícia Portella, marcam presença.

Além dessas obras, o Miradas Digitais apresenta coleções especiais de obras transmitidas pelo Sesc Digital durante a pandemia. São mais de 50 obras on-linecomentadas por 10 convidados especiais: os dramaturgos André Guerreiro Lopes, Dione Carlos e Jé Oliveira; os grupos Magiluth e Nós do Morro; as atrizes Renata Carvalho e Priscila Obaci; a escritora Paula Autran; a diretora Onisajé; e o crítico Dib Carneiro.

Teatro e povos indígenas

Os povos originários e seu fazer teatral estarão presentes em duas obras. Ino Moxo, do Grupo Íntegro, do Peru – que trata de uma aventura pela Amazônia em busca de um lendário shaman da ayahuasca – e Trewa, do KIMVN Teatro, teatro documental das raízes do povo Mapuche do Chile.

Durante a Ocupação haverá o lançamento da TePi – plataforma que reunirá a produção teatral do Festival Teatro e os Povos Indígenas, liderado pela diretora artística Andreia Duarte, em parceria e cocuradoria com o ambientalista e filósofo Ailton Krenak. Apoiado pelo Sesc SP.

Por fim, para ver em cena, Sem Palavras, de autoria de Marcio Abreu, com a companhia brasileira de teatro, ocupará o teatro do Sesc Santos e essa será estreia do espetáculo no Brasil, após ter passado por festivais internacionais. Já outra montagem, Sueño, livre adaptação de “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare, de Newton Moreno, será encenada ao ar livre na mesma cidade, no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças.

Confira a programação completa em: sescsp.org.br/mirada

Ocupação Mirada 2021
De 24 a 28 de novembro de 2021
Informações em sescsp.org.br/mirada
Nas redes do Sesc SP e no Sesc Santos

Plataformas on-line: YouTube @sescsp , YouTube @sescemsantos, Instagram @SescAoVivo, Sesc Digital e Plataforma TePI

Sesc Santos
R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP, 11040-900
Terça a Sexta, 8h às 21h | Sábados, Domingos e Feriados, 10h às 16h.

Ingressos para espetáculos presenciais:
R$ 40 (inteira)
R$ 20 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante).

Para ingressar nas unidades do Sesc SP, a partir de 12 anos, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19.

Texto: Fabíola Binas

Compartilhe

Programação dia a dia | abril 2021