Cênicas da América Latina querem dar voz aos herois silenciados pelas histórias oficiais

Cênicas da América Latina querem dar voz aos herois silenciados pelas histórias oficiais

Ocupação Mirada 2021 destaca três encontros especiais de formação: As Telas Abertas da América Latina, o Laboratório Demolição e Criação de Monumentos e a atividade Monumentos Futuros 

As afinidades entre os grupos de artes cênicas do território latino-americano se interseccionam não só entre éticas e estéticas, mas também em narrativas que permeiam toda essa região e seus povos que em grande parte não se vêem  representados nas histórias oficiais. Por isso, a Ocupação Mirada 2021 traz três encontros que se complementam e, mais que isso, podem contribuir com o fortalecimento do intercâmbio e da solidariedade entre os coletivos artísticos da América Latina.  

Grupos como o equatoriano Malayerba,  o Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru, o boliviano Teatro de Los Andes e o Teatro del Embuste, diretamente da Colômbia, se juntam ao brasileiro Clowns de Shakespeare nessas atividades especiais que reforçam o espírito dessa Ocupação que acontece nesse momento transição da pandemia. E o melhor: pelo formato híbrido que marca esse evento, o público da América Latina terá a oportunidade de acompanhar on-line essa ampla rede de solidariedade.  

Abrindo essa série de encontros especiais, no dia 24/11, As Telas Abertas da América Latina, se propõe a provocar uma reflexão a partir do teatro e da arte, sobre o movimento que questiona as histórias latino-ameticanas oficiais, em busca de relatos simbólicos e inclusivos que outorguem voz àqueles que têm sido silenciados por décadas. A proposta aqui é derrubar marcos ainda vigentes e por meio das cênicas ajudar a erguer novos monumentos de heróis silenciados. 

Por sua vez, o laboratório Demolição e Criação de Monumentos, entre os dias 24 e 28 de novembro, se aprofunda na questão ao provocar a criatividade dos artistas latino-americanos com a proposta de desenvolver ações que questionem marcos urbanos de caráter hegemônico nas cidades, buscando sua ressignificação por meio das artes cênicas.  

E para fechar os encontros da Ocupação, no dia 28/11, com um pé nos dias que virão, todos os participantes se encontrarão na atividade Monumentos Futuros, numa grande roda de conversa em torno de todas as reflexões artísticas levantadas nos encontros.  

Para acompanhar essa viagem da teatralidade latino-americana, acompanhe as transmissões ao vivo no YouTube do Sesc Santos youtube.com/sescemsantos e para traduções simultâneas em inglês, espanhol, português e libras via zoom, se inscreva em bit.ly/formativasocupacao 

Texto: Fabíola Binas

Compartilhe

Programação dia a dia | abril 2021