Ocupação Mirada 2021 abriga o lançamento oficial da TePI e os espetáculos Trewa e Ino Moxo
Na contramão das representações hegemônicas, a singular plataforma digital que une teatro e povos indígenas, TePI – Teatro e Povos Indígenas surge para resgatar a troca de saberes na diversidade e promover a desconstrução de parâmetros coloniais ao valorizar a presença indígena em todos os espaços da arte. O projeto conta com o apoio do Sesc São Paulo e será lançado no dia 26/11, durante a Ocupação Mirada 2021, que abriga uma programação especial sobre o tema.
Idealizada pela diretora artística Andreia Duarte em parceria e co-curadoria com o ambientalista e filósofo Ailton Krenak, a TePI reúne artistas indígenas e não indígenas que trazem em seu pensamento e obra, a reinvenção da vida para o bem comum. Com a mediação da jornalista, artista e produtora Renata Tupinambá (Aratykyra, em seu nome indígena), os idealizadores participam da mesa de conversa que celebra o lançamento da plataforma, da qual farão parte ainda Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo e Aline Torres, secretaria municipal de Cultura de São Paulo.
A TePI terá uma Mostra Artística nacional e internacional com diversas peças teatrais, performances e “Atos para Cura”, bem como promoverá encontros de artistas e intelectuais sobre assuntos como cultura, mercado de arte, ambientalismo e espiritualidade. Ao todo, cerca de 71 atividades, entre vídeos e outros conteúdos, serão lançadas na TePI entre novembro de 2021 e março de 2022.
Os espetáculos Trewa, Estado-Nación o el Espectro de la Traición, dirigido por Paula González Seguel com o KIMVN Teatro, e Ino Moxo, com Integro Grupo de Arte, também integram a programação. O primeiro resgata a história da ativista Yudi Macarena Valdés Muños, morta em 2016, dias depois de uma manifestação contra a instalação de uma central hidroelétrica. Já o segundo narra uma busca pelo curandeiro que dá nome a obra, em um atravessamento pela floresta.
Venha acompanhar o lançamento oficial da TePI, na Ocupação Mirada 2021, no dia 26 de novembro de 2021, às 17h, no endereço Tepi.digital e não perca os espetáculos Trewa, no mesmo dia, às 19h e Ino Moxo, no dia 27 de novembro, às 21h.
Texto: Juliana Pithon