Trilha afrocentrada e encruzilhada

Trilha afrocentrada e encruzilhada

Trilha afrocentrada e encruzilhada

Onisajé

Data e hora

24/11/21—28/11/21

Recomendação etária: Livre

Ingressos: Grátis

Acesse as obras indicadas aqui:
Sesc Digital

Neste ano de 2021, ano ainda pandêmico, várias foram e ainda serão as convocações para a luta contra a covid-19 e a busca por sua cura. Mas também a cura e a luta contra as mazelas sociais, culturais, midiáticas, econômicas e políticas existentes no Brasil antes desta tragédia viral que nos pegou no contrapé e evidenciou ainda mais nossas distâncias, dificuldades, desamores e desigualdades. Nestes quase dois anos de luta, profissionais de diversas áreas entregaram-se energicamente para preservar a vida. Dentre esses profissionais, além de destacar o papel fundamental dos profissionais da saúde de todas as áreas, é necessário destacar a importância das artes e dos artistas na busca por respirações e oxigenações saudáveis para o corpo, a mente e a alma.


Assim, convocada pela luta e também querendo contribuir com as diversas possibilidades de provocar saúdes, venho aqui e indico para vocês quatro possibilidades de acesso às artes cênicas e suas provocações, problematizações e reflexões.


Para quem tiver a fim de conhecer um pouco mais da diversidade do nosso fazer da cena, dê uma mirada nos episódios da série documental Cena Inquieta, do SescTV. Indico o episódio em que o grupo O Poste Soluções Luminosas, de Recife, e o Teatro Negro e Atitude, de Belo Horizonte, apresentam um poderoso fragmento da cena negra pernambucana e mineira; e também o episódio que mostra o movimento espiralado e afrografado da Segunda Preta (BH), com Danielle Anatólio, Michelle Sá, Adyr Assumpção e Preto Amparo.


Seguindo a trilha afrocentrada e encruzilhada, indico ainda o webdoc Mirada sobre o espetáculo irônico, problematizador e porque não dizer polêmico PRETO, além de um dos episódios do podcast Dramaturgias, que entrevista e registra num áudio muito potente e interessante um pouco do pensamento, poética e questões do dramaturgo inquieto Jô Bilac. Por fim, indico o programa Teatro e Circunstância que aborda o Teatro da Negritude, com entrevistas poderosas e reveladoras de grupos teatrais negros, como Bando de Teatro Olodum (BA), Teatro Negro e Atitude (MG), Grupo Caixa Preta (RS) e Grupo Cabeça Feita (DF).


Axé pra “todes”!!!



Onisajé 
Yakekerê do Ilê Axé Oyá L´adê Inan – sacerdotisa do candomblé, encenadora, preparadora de atores, pesquisadora do candomblé, teatro e religiosidade de matriz africana no Brasil, doutoranda em artes cênicas – PPGAC/UFBA.

Data e hora

24/11/21—28/11/21

Recomendação etária: Livre

Ingressos: Grátis

Acesse as obras indicadas aqui:
Sesc Digital

Compartilhe

Programação dia a dia | abril 2021