O misticismo, o ritualismo e a natureza da Amazônia peruana transportam o espectador para uma viagem espiritual em Ino Moxo. O espetáculo da companhia peruana de teatro interdisciplinar Integro Grupo de Arte percorre imagens poéticas, oníricas, por vezes abstratas, envolvendo o público em uma experiência mística da agonia e da cura xamânica por meio da ayahuasca – como se os corpos em cena fossem uma presença que pertence também à plateia e a uma alma coletiva.
As artes visuais, a música, o teatro e a dança se reúnem em quadros performáticos que promovem um ritual; alguns deles são embalados por ícaros, cantos medicinais que acompanham cerimônias espirituais de xamãs e curandeiros.
Ino Moxo foi inspirado no romance Las Tres Mitades de Ino Moxo, de César Calvo. O autor peruano declarou: “O livro é meramente o retrato de uma jornada que cumpri sonâmbulo, magnetizado por presságios indomáveis e a ayahuasca: o vinho sagrado dos feiticeiros amazônicos”.
Integro Grupo de Arte
Fundada em 1984 por Óscar Naters e Ana Zavala, a companhia peruana de teatro interdisciplinar investiga diferentes mídias e linguagens e tem como uma de suas preocupações a pesquisa em torno do universo de diferentes tradições.
Ficha técnica:
Performers: Ana Zavala, Francesca Sissa, Gonzalo del Águila, Marisol Otero e Rawa
Figurino: Ana Teresa Barboza
Iluminação: Chacho Guerra e Óscar Naters
Esculturas: Silvia Westphalen
Ícaros (cantos): Rawa
Música: Santiago Pillado
Vídeo e animação: Juan Carlos Yanaura
Coreografia: Ana Zavala e Óscar Naters
Direção e produção: Óscar Naters
Dia 27/11, sábado, às 21h
Plataforma TePI
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 14 anos
integroperu.com
instagram.com.br/integroperuoficial/