Com Teatro del Embuste (Colômbia), Clowns de Shakespeare (Brasil), Grupo Cultural Yuyachkani (Peru), Malayerba (Equador) e Teatro de los Andes (Bolívia) | Mediação: Sergio Luis Venitt de Oliveira
Ao vivo | Youtube @SescSantos
28/11 • 16h30 às 18h00
Duração 90 min.
Recomendação etária: 12 anos
Ingressos: Grátis
Tradução simultânea em inglês, espanhol, português e libras
Um espaço para pensar sobre como os grupos de teatro latino-americanos vêm se colocando no processo de demolição das histórias oficiais no continente e quais são os desafios do porvir.
O encontro encerra a programação iniciada com a atividade As Telas Abertas da América Latina, em que os coletivos, organizados em redes de compartilhamento, dialogam sobre a busca por relatos simbólicos e inclusivos de nossa história. Ao lado dos integrantes dos grupos, os participantes do laboratório Demolição e Criação de Monumentos apresentam as reflexões artísticas suscitadas pela atividade.
Clowns de Shakespeare
Fundado em 1993 em Natal, no Rio Grande do Norte, o grupo se dedica à pesquisa, formação e criação de um teatro de expressão popular, nordestina, brasileira e latino-americana. Entre outros espetáculos, realizou Sua Incelença Ricardo III e O Capitão e a Sereia.
Grupo Cultural Yuyachkani
“Estou pensando, estou lembrando” é a tradução do nome em quíchua do grupo peruano. Fundado em 1971, ele se dedica à memória social em espetáculos que trabalham com variadas linguagens, com foco no corpo e na presença dos atores.
Malayerba
Fundado no fim da década de 1970 em Quito, no Equador, por atores imigrantes vindos da Argentina e Espanha, o grupo conta com mais de 20 peças encenadas, entre elas La Razón Blindada, Bicicleta Lerux, De un Suave Color Blanco e La República Análoga.
Teatro de los Andes
César Brie funda em 1991 o grupo boliviano, formado por artistas de diferentes países latino-americanos e que se caracteriza pela criação coletiva. Realizou a “trilogia da vida”, com La Ilíada, En un Sol Amarillo e Marcelo.
Teatro del Embuste
O coletivo foi fundado em 2014 e reúne artistas com diferentes trajetórias. A partir de dramaturgias próprias ou adaptações de textos latino-americanos, cria um teatro que busca envolver o espectador na encenação, em peças como Rebú, com texto de Jô Bilac.
Sergio Luis V. de Oliveira
Com formação em história (PUC/SP), atua como assessor cultural no Sesc São Paulo. Especializado em gestão cultural, foi curador do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas (2014-16) e do Festival Internacional de Rio Preto (2010-17).
Transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc Santos, com tradução em Libras.
Para assistir na plataforma Zoom, com tradução simultânea em inglês, espanhol ou português, preencha o formulário: bit.ly/formativasocupacao
28/11 • 16h30 às 18h00
Duração 90 min.
Recomendação etária: 12 anos
Ingressos: Grátis
Tradução simultânea em inglês, espanhol, português e libras