[processos criativos] Monumentos Futuros

[processos criativos] Monumentos Futuros

[processos criativos] Monumentos Futuros

Com Teatro del Embuste (Colômbia), Clowns de Shakespeare (Brasil), Grupo Cultural Yuyachkani (Peru), Malayerba (Equador) e Teatro de los Andes (Bolívia) | Mediação: Sergio Luis Venitt de Oliveira

Ao vivo | Youtube @SescSantos

Data e hora

28/11 • 16h30 às 18h00

Adicionar ao Calendário do Google

Duração 90 min.

Recomendação etária: 12 anos

Ingressos: Grátis

Assista no Youtube

Tradução simultânea em inglês, espanhol, português e libras

Um espaço para pensar sobre como os grupos de teatro latino-americanos vêm se colocando no processo de demolição das histórias oficiais no continente e quais são os desafios do porvir.


O encontro encerra a programação iniciada com a atividade As Telas Abertas da América Latina, em que os coletivos, organizados em redes de compartilhamento, dialogam sobre a busca por relatos simbólicos e inclusivos de nossa história. Ao lado dos integrantes dos grupos, os participantes do laboratório Demolição e Criação de Monumentos apresentam as reflexões artísticas suscitadas pela atividade.


Clowns de Shakespeare
Fundado em 1993 em Natal, no Rio Grande do Norte, o grupo se dedica à pesquisa, formação e criação de um teatro de expressão popular, nordestina, brasileira e latino-americana. Entre outros espetáculos, realizou Sua Incelença Ricardo III e O Capitão e a Sereia.


Grupo Cultural Yuyachkani
“Estou pensando, estou lembrando” é a tradução do nome em quíchua do grupo peruano. Fundado em 1971, ele se dedica à memória social em espetáculos que trabalham com variadas linguagens, com foco no corpo e na presença dos atores.


Malayerba
Fundado no fim da década de 1970 em Quito, no Equador, por atores imigrantes vindos da Argentina e Espanha, o grupo conta com mais de 20 peças encenadas, entre elas La Razón Blindada, Bicicleta Lerux, De un Suave Color Blanco e La República Análoga.


Teatro de los Andes
César Brie funda em 1991 o grupo boliviano, formado por artistas de diferentes países latino-americanos e que se caracteriza pela criação coletiva. Realizou a “trilogia da vida”, com La Ilíada, En un Sol Amarillo e Marcelo.


Teatro del Embuste
O coletivo foi fundado em 2014 e reúne artistas com diferentes trajetórias. A partir de dramaturgias próprias ou adaptações de textos latino-americanos, cria um teatro que busca envolver o espectador na encenação, em peças como Rebú, com texto de Jô Bilac.


Sergio Luis V. de Oliveira
Com formação em história (PUC/SP), atua como assessor cultural no Sesc São Paulo. Especializado em gestão cultural, foi curador do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas (2014-16) e do Festival Internacional de Rio Preto (2010-17).


Transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc Santos, com tradução em Libras.


Para assistir na plataforma Zoom, com tradução simultânea em inglês, espanhol ou português, preencha o formulário: bit.ly/formativasocupacao

Data e hora

28/11 • 16h30 às 18h00

Adicionar ao Calendário do Google

Duração 90 min.

Recomendação etária: 12 anos

Ingressos: Grátis

Assista no Youtube

Tradução simultânea em inglês, espanhol, português e libras

Compartilhe

Programação dia a dia | abril 2021